quarta-feira, 25 de maio de 2011

Veneziano usa a boa educação e manda convites

Veneziano é muito educado. Tanto que quando me contrapus a ele sentia dificuldade para certas pancadas. Ele sempre reagia com educação, até quando eu me excedia.
Não é fingimento. De fato, o prefeito assimilou os ensinamentos de Dona Nilda e de Vital. Assim, é que cumpriu sua obrigação e, com educação, convidou o governador do Estado e o Senador eleito, Cássio Cunha Lima, para o maior e melhor São João do mundo. Para isso, combinou com Vitalzinho, é claro. Não contrariou o irmão não, apenas o convenceu.

É bem certo que Cássio não precisa de convites para participar do São João em sua terra. Mas, formalmente, faz diferença. Com a atitude, Veneziano sobe um degrau nessa discussão tão reduzida. Empresta educação, no mínimo, para um governador tão mal- educado, com tantas demonstrações tacanhas, no trato com o poder e com os adversários.

Mas, não é apenas educação que leva Veneziano a essa decisão. Ele marca pontos também na política, na boa imagem, na humildade. Características que, aliás, o eleitor e a eleitora adoram. Evita também que o governador, que não é de Campina e nem conhece o povo, seja desagravado pela oposição.

Além disso, abre espaços para dizer e mostrar que a festa será grandiosa, independentemente, da ausência de apoio do governo estadual.
A fala ponderada, serena, demonstra também, dentro do jogo político, que não há desespero. Afinal, Veneziano, duas vezes prefeito de Campina Grande, tem pelo menos meia dúzia de opções para a disputa em que tentará eleger o sucessor ou a sucessora. Tem, portanto, motivos para sorrir, festejar.

Fica fácil manter a compostura, ainda mais quando já se é dotado da boa educação.

Nenhum comentário:

Postar um comentário