segunda-feira, 8 de novembro de 2010

Não está de nenhum modo provado que os novos sejam intelectualmente os mais novos, e os velhos os mais velhos


Caetano, com 68 anos, e Maria Gadú, com 23 anos, iniciaram turnê, lindamente, em Salvador. Ao interpretar Alegria, Alegria, segundo o jornal Folha de São Paulo, Caetano disse que iria cantar uma canção que fez quando tinha a idade de Maria Gadú.

Tudo lindo, como diria Caê. Ao final da apresentação, Caetano e Maria Gadú caminharam abraçados pelo palco e foram muito aplaudidos. O tempo de ambos é hoje. Talvez por entender o que disse o pensador Júlio Dantas, que relembro agora, insistindo, que o velho e o novo podem andar juntos e nem sempre o velho é velho e o moço é moço.

Juventude e velhice não se opõem; completam-se na harmonia universal dos seres e das coisas. A vida não é só o entusiasmo dos moços; nem só a reflexão dos velhos; não está apenas na audácia de uns, nem apenas na experiência dos outros; realiza-se pela magnífica integração das virtudes contrárias, sem a qual não seria possível, em todo o seu esplendor, a marcha da humanidade.

Que se ganha em cavar um abismo entre mocidade e velhice, se uma é, fatalmente, o prolongamento da outra ? se o que passa de mão em mão é, afinal, o mesmo facho aceso, como na corrida ritual da Grécia antiga?

Se, bem vistas as coisas, não está de nenhum modo provado que os novos sejam intelectualmente os mais novos, e os velhos os mais velhos

Júlio Dantas - 1876 — 1962


E atenção: Essa turnê vem ao Recife. Em dezembro. Vale a pena!

Nenhum comentário:

Postar um comentário