quinta-feira, 25 de novembro de 2010

CNH para todos e todas
O governo da Paraíba cria programa para que carentes possam tirar carteira de motorista pagando quase nada de taxas. O projeto é importante. Venho defendendo há anos que não se pague para tirar a CNH. Na última campanha defendi essa tese do primeiro ao último dia de campanha. Mas, defendo uma lei para todo o país para que todos e todas possam ter acesso ao documento, com isenção de taxas. A iniciativa do governo paraibano é louvável, é um passo, e espero que seja ampliado pelo próximo governo, que até andou copiando a minha proposta no guia eleitoral.

Humildade
Tenho visto muita história sobre a tal transição. Uma das melhores discussões foi feita pela jornalista Beth Torres que destacou a importância da transição aconselhando Maranhão a fazer (pois é nobre) e aconselhando RC a ter humildade. Disse a jornalista, sintetizando o caminho para a transição “Ricardo tem que ter humildade na hora de fazer as solicitações, reduzir as críticas ao adversário e Maranhão tem a obrigação de entregar os dados”. Nisso tudo o mais difícil é humildade em RC. .

Um governo novo pode tudo

A grita pela transição é tão somente uma jogada política. Mesmo não logrando êxito fica sempre o consolo de saber que, com ou sem transição, um novo governo pode inovar em tudo, desmanchar tudo e fazer diferente em tudo. Quem sabe começando por não nomear ninguém, ninguém mesmo, sem concurso. Apenas os secretários, nada mais. Para isso teria de não cumprir as promessas feitas Paraíba afora. Quando iam cooptar alguém, sobretudo, os que estavam do outro lado, era a primeira coisa que prometiam. Se hoje são 30 mil os sem concurso, cumpridas as promessas de campanha, serão, necessariamente, 31 mil. Mas, dizem, “é um novo tempo”. Quem sabe. Pode ser.

Nada
A presidente eleita já avisou. Nada de reajuste para aposentados. Nada de aumento para os servidores públicos. Nada de reajuste do mínimo. Nada de PEC. Nada. Parece austeridade, mas é tão somente o Brasil Real, sem eleições nos próximos dois anos. E o pior é que ainda vai parecer algo correto. Aquele discurso para inglês ver. Dar uma canseira...

E Manuela D’ ávila poderá ser Ministra

Tudo vai a ser favor. É deputada. Saindo, abre uma vaga para acomodações. É do PC do B, portanto, contempla partido aliado. Namora o braço direito de Dilma, Dep. José Eduardo Cardoso. Embora tenha vida própria, forte defesa sempre ajuda. É mulher, ajuda na cota. E o mais importante: a presidente quer.

Obs. A foto é de caras

E o governo proibiu o imoral overbooking

O tal overbooking consiste na venda de passagens em numero maior do que o disponível. Uma parcela não comparece, a companhia ganha duas vezes. Vendeu mais passagens do que possuía (para aquele vôo) e, de quebra, não viaja com poltronas vazias. Conta com a desistência ou remarcação de uma parcela. Quando todo mundo comparece é aquela confusão. Com o overbooking é comum os passageiros que sobraram, mesmo com os bilhetes comprados, terem de ser acomodados em outros vôos. Como aqui tem lei e norma que pega e as que não pegam, para viajar no final de ano, arrume muita paciência.

Eita! Campina imensa.
Pois é! Campina Grande fervilha para as eleições de 2012. É como se fosse amanha. Todo mundo se movimenta. Tem mais candidato que eleitor. Muita gente se lançando e sendo lançada, um alvoroço. E tem ponte que ainda está sendo erguida para um volume imenso de água passar. Até lá, a maioria grita, chora, esperneia, pensa que participa, mas de um lado e de outro, apenas meia dúzia, uma patota, toma a decisão final. E tem gente que, por mais que queira, nem candidato é.

Um comentário:

  1. Oi, amiga. Gostei da história das carteiras de habilitação. Hoje elas estão inviáveis para os de salários mais apertados.
    Beijão. Gisa.

    ResponderExcluir