sexta-feira, 4 de novembro de 2011

Vital para o Brasil

O Senador Vital do Rego Filho tem dado uma contribuição extraordinária para a Paraíba. Em seu primeiro mandato no Senado Federal, ocupou tantos espaços que nem mesmo aqueles oriundos de estados com tradições maiores conseguiram. É presidente da poderosa Comissão Mista de Orçamento, vice-líder do governo, integra 20 comissões do Senado, entre titularidades e suplências. Tem autoridade para intervir, inclusive, em copa do mundo, olimpíadas e paraolimpíadas, pois integra as comissões pertinentes. De quebra, é o corregedor da casa.

Mas, a sua grande contribuição está na capacidade de trabalho, na inquietação e em
transformar o seu mandato paraibano e em mandato nacional, como poucos parlamentares têm hoje no Brasil.

A discussão da distribuição dos Royalties do petróleo demonstrou bem essa abrangência. Vital teve coragem e encarou a discussão. Encontrou solução boa para todo o país e protegeu também os estados produtores, a fim de que nada, ou muito pouco, venham a perder. Propôs mudanças de modo suave, para que elas ocorram de forma gradativa. E o que é melhor: todos, isso mesmo, todos os estados brasileiros participarão do lucro. Só a nossa Paraíba ganha mais de 400 milhões já no próximo ano.

Fez o debate com humildade e encarou outro paraibano que, embora tenha o dever de defender o estado onde foi eleito, o lindo Rio, poderia ter feito pelo menos uma ressalva. Aqueles apegos afetivos que em geral todos temos quando se trata da terra natal. Só uma ressalva. Não o fez porque nem de longe demonstra qualquer apego à Paraíba. A terrinha ficou mesmo para trás.

Vital foi para a tribuna e encarou as perguntas, o debate, o ataque, tudo, enfim, direto da tribuna. Foi quase uma sabatina. Os senadores não têm muito o hábito de fazer desse modo. Em geral, esse debate fica nos bastidores e as respostas ficam para os técnicos, de modo burocrático.

Vital respondeu, ele mesmo, demonstrando conhecimento da causa. Ao final, o Brasil levou a melhor. Derrota para o outro paraibano, com mandato carioca/fluminense que pensa ser o Rio o centro do mundo. E o senador Randolfe Rodrigues (PSOL-AP) dizendo: “Senador, Vossa Excelência, foi Vital para o Brasil”.

A batalha e a vitória de Vitalzinho no Senado passaram como uma lufada de vento por aqui. Afinal, estávamos entranhados no apelo chato do assume ou não assume o mandato de senador e na tentativa de fazer crer que a gestão de Campina Grande nada tinha a vê com a AACD, importante conquista para a Paraíba, que teve o mérito de quem articulou, porém não seria viável sem o compromisso de pagar a conta, assumido pelo prefeito Veneziano Vital do Rego.

Talvez, mas só talvez, haja até uns e outros torcendo para que o substitutivo dos royalties ainda naufrague, pois há ainda outras batalhas no Congresso em torno do tema.

Vital fez a sua parte e já partiu para outra tarefa igualmente importante. Voltou os olhos e a energia para o orçamento.

No feriado veio para a terrinha e convidou os deputados paraibanos para “irem às emendas”, na assembléia legislativa. Todos foram chamados, sem partidos, preferências, todos, puderam brigar junto com ele pela Paraíba. É assim que faz quando se tem um mandato paraibano e nacional, grande.


Vi pouco destaque ou não vi na proporção do tamanho dos fatos. A própria imprensa, que cobra discussões importantes, não destaca quando há ações dessa envergadura. Também ela está empenhada em outras pautas. Agora, a discussão “mais importante” tem sido quem deve ser o presidente do PSDB. Foi pautada assim e assim tem sido. Esquecem todos que o cargo não está vago.

Mas, temos sorte. A Paraíba tem sorte. Vitalzinho tem um mandato nacional. Entretanto, faz questão de ser Paraibano. E é de Campina Grande, de quem diz ser um “Office boy” em Brasília.

Que assim seja, senador!

Em tempo: Jamais poderá se vê Vital cabisbaixo, ensimesmado, a vítima, o coitadinho. O seu estilo é outro. E não raras vezes o adversário lança a pecha de arrogância. É nada! O caso é que Vital, mesmo na adversidade, tem altivez, uma espécie de lastro para a luta.

Um comentário:

  1. Acredito no trabalho de Vital, particularmente acredito que a junção entre Cássio e Vital seria muito melhor para a PB, mas as coisas nunca é da forma que acreditamos, por isso torço por Vital ajudar a Paraiba sempre...

    ResponderExcluir