segunda-feira, 29 de outubro de 2012

PMN congratula prefeitos eleitos de João Pessoa e Campina Grande


O PMN - Partido da Mobilização Nacional, parabeniza os prefeitos eleitos de João Pessoa e Campina Grande, Luciano Cartaxo e Romero Rodrigues, respectivamente,
desejando aos mesmos sorte e sabedoria na condução dos destinos das duas maiores cidades do nosso Estado.
 
Confiamos que possam administrar sem olhar cor partidária, promovendo a paz, observando os critérios de impessoalidade, civilidade e promovendo o zelo no trato com a coisa pública.
 
O PMN manterá o debate público em torno de idéias e projetos, como sempre fez.
 Em Campina Grande, especialmente, onde elegemos três vereadores, vamos trabalhar para contribuir com o desenvolvimento da cidade, apoiando os nossos vereadores para o exercício de mandatos comprometidos com as causas populares e o desenvolvimento humano. 
 
 
Lídia Moura
Pres. PMN/PB
 

terça-feira, 23 de outubro de 2012

Cássio instituiu o Dia Estadual do Espírita e doou 20 hectares para a Federação Umbandista, graças a Deus!




A intolerância religiosa é um mal que afeta a humanidade. No Brasil, temos a vantagem de não termos este problema, embora, aqui e ali, aparareçam sujeitos atrasados que tentam fazer uso político da fé das pessoas.
Lembremos: O estado é laico, o poder deve ser laico. Ou seja, respeita qualquer manifestação de credo religioso e fé.

Em Campina Grande, partidários do candidato Romero Rodrigues (PSDB) tem manifestado preconceito contra a candidata Tatiana Medeiros (PMDB) e os cultos afro-brasileiros pelo simples fato de Tatiana ter visitado uma casa desses cultos, no ano de 2010, quando foi candidata a deputada e recebeu um convite para se fazer presente em um evento. 

Curioso, é que o maior líder deles, o Senador Cássio Cunha Lima, fez algo ainda maior pelas comundidades da Umbanda e do Candomblé.  Instituiu o Dia Estadual do Espírita, reconheceu e incluiu no calendário oficial da Paraíba as datas comemorativas, como o Dia de Iemanjá, por exemplo, e doou  para a Federação Umbandista,  20 hectares de terras em Mangabeira, tendo sido, inclusive, homenageado. Cássio fez isso e é correto. Afinal, como governador tinha o dever de atender a todos e respeitar todos os credos. E vamos combinar, foi bastante generoso atendendo até a viabilização de patrimônio para os cultos afros. 

Leia abaixo, matéria da época publicada pelo Jornal A União.


O projeto apresentado pela deputada Iraê Lucena, que propôs a criação de 18 de abril como Dia Estadual do Espírita, já se transformou em Lei, sancionada pelo governador Cássio Cunha Lima. Com isso, fica instituída a data no Calendário Oficial do Estado da Paraíba, conforme Lei nº. 8.251, de 20 de junho 2007, publicada no Diário Oficial do Estado, em 21 de junho de 2007, aponta para a direção dos festivais de datas comemorativas que estão por vir.

JORNAL A UNIÃO

Homenagem a Iemanjá
Imprimir
E-mail

08 de December de 2006
A Federação dos Cultos Africanos da Estado da Paraíba já concluiu os preparativos para a realização da tradicional festa em comemoração a Iemanja (Nossa Senhora da Conceição) que ocorre hoje na praia de Tambaú, na Capital. Este ano, a festa em homenagem à Rainha do Mar vai completar 42 anos. 

O evento também faz parte do calendário de festas municipal e estadual, e, também, do calendário internacional, É a única da Paraíba que está inserida nesse calendário. Segundo 
o presidente da Federação dos Cultos Africanos, Walter Pereira, a exemplo do que ocorreu no ano passado, onde compareceram cerca de 100 mil pessoas, a expectativa é que nesse ano compareçam muito mais de 100 mil pessoas ao busto do Almirante Tamandaré, local onde será armada uma tenda que abrigará cerca de 35 templos, enquanto que as demais entidades poderão participar das manifestações na areia.

 Na entrevista a seguir, ele fala sobre o evento e faz um agradecimento ao governador Cássio Cunha Lima, destacando que ele deu uma importante contribuição para os umbandistas da Paraíba, que se traduziu na doação para a Federação dos Cultos Africanos do Estado da Paraíba, de 20 hectares de terras, em Mangabeira, no qual será implantado o I Conjunto Habitacional dos Umbandistas do Brasil.

Quando e onde será realizada a festa de Nossa Senhora da Conceição, na verdade uma homenagem a Iemanjá?
Como de costume e tradição, no dia 8 de dezembro, nós que fazemos a Federação dos Cultos Africanos da Estado da Paraíba, iremos comemorar o dia da Rainha do Mar. Desde já, convidamos toda a população para assistir a maior festa religiosa do Nordeste e a mais bonita do Brasil em homenagem a Iemanjá, que será realizada no busto do Almirante Tamandaré, na praia de Tambaú.

Há quantos anos a Federação dos Cultos Africanos do Estado da Paraíba vem realizando a festa de Iemanjá em João Pessoa?
A primeira festa de Iemanjá foi realizada em João Pessoa pela Federação dos Cultos Africanos no dia 8 de dezembro de 1966, quando ocorreu a liberdade através de uma lei sancionada pelo então governador da Paraíba, João Agripino Maia. A festa em homenagem à Rainha do Mar vai completar 42 anos e já é uma festa tradicional que hoje, além de fazer parte do calendário de festas municipal e estadual, também faz parte do calendário internacional, sendo a única festa da Paraíba que está inserida nesse calendário.

O que representa Iemanjá para a umbanda?
Nossa Senhora da Conceição, que no caso é Iemanjá, é considerada a mãe de todos os orixás. Então, se ela é considerada a mãe dos orixás, elas é a mãe de todos aqueles que têm crença e que fazem pedidos a Iemanjá. Já que os umbandistas e os africanistas acreditam em Iemanjá como se fosse o símbolo da mãe natureza que é o mar. Por isso, no dia 8 de dezembro os devotos fazem suas oferendas para a mãe, jogando-as ao mar .

Como será realizada a festa de Iemanjá este ano?
Para programação desse ano nos teremos três caminhadas gigantes. A primeira que sairá às 16h do Palácio Xangô Alafin, do bairro de Cruz das Armas, sob a responsabilidade do rei do Candoblé da Paraíba, Pai Gilberto. Às 18h haverá a apresentação de capoeira, afro, nagô com os contramestres, Lima, Zunga e mestre Duvalle. Às 18h20 será realizada a procissão, saindo da Praça de Iemanjá, na praia de Cabo Branco, sob a responsabilidade de Pai Carlos da Oxum. As 19h10 as guardians (Mães Rita, Joana, Penha, Rosa, Nazaré e Anália) saúdam Iemanjá, sob a coordenação de Mãe Isabel. Às 20h nós faremos a abertura oficial da festa, às 20h10 daremos início do ritual litúrgico com os babalorixás e ialorixás responsáveis pelos templos da umbanda de João Pessoa e cidades do interior; às 21h30 será realizada a apresentação do babalorixá Pai Joãozinho e ialorixás responsáveis pelos templos da umbanda de João Pessoa e cidades do interior; as 22h30 será a vez da apresentação do babalorixá Milton de Xangô com os filhos do Recife – PE e com a ialorixá mãe Isabel da cidade de Santa Rita; às 23h30 terá a apresentação dos cantores do Afoxé, Filhos de Ogumdé da cidade do Recife – PE. O encerramento da programação está previsto para as 2h do dia 9.

Quantos templos participam da festa de Iemanjá este ano e a previsão é de que compareçam cerca de quantas pessoas?
Como no ano passado compareceram cerca de 100 mil pessoas, a nossa expectativa é que esse ano compareçam muito mais de 100 mil pessoas. Como o espaço reservado na orla marítima é pequeno nós só podemos colocar no máximo 35 templos na tenda armada à beira da praia, enquanto que os demais podem participar na areia. 

Os umbandistas da Paraíba têm recebido apoio dos órgãos governamentais?
Sim, além da Prefeitura Municipal de João Pessoa que vai colocar o palco para a festa de Iemanjá, eu quero agradecer em público a grande contribuição que o governador Cássio Cunha Lima deu para os umbandistas da Paraíba. Ele fez a doação para a Federação dos Cultos Africanos do Estado da Paraíba, de 20 hectares de terras em Mangabeira, no qual será implantado o I conjunto habitacional dos umbandistas do Brasil. 

Dentro da programação elaborada para a festa de Iemanjá, a federação está organizando uma campanha para arrecadar alimentos e serem distribuídos entre as instituições de saúde. Como será realizada essa campanha?
A Federação dos Cultos Africanos do Estado da Paraíba, a exemplo do ano passado, está organizando uma campanha de doação de alimentos para os hospitais Padre Zé. Para isso, nós transformamos a área da festa de Iemanjá em um posto de coleta de alimentos não-perecíveis. Cada ialorixá tem até, dia 8, data da festa de Iemanjá, para recolher alimentos entre seus filhos e filhas. Quem for participar da noite de celebração, na praia de Tambaú, nós fazemos um apelo que contribua com a nossa campanha e leve um quilo de alimento e coloque aos pés da imagem de Iemanjá que estará localizada por trás do busto do Almirante Tamandaré, em Tambaú.

Teresa Duarte
repórter