sexta-feira, 22 de julho de 2011

Toinho para prefeito. E a elite surtou.

A elite paraibana pirou. Foi um alvoroço. De madama a aspirante a rico todos inconformados com a ousadia de um homem simples. É bem verdade que muitos desses não têm um pau para dar em um cachorro, mas são amigos do poder e tudo pode se ajeitar em uma hora dessas.

Quem sabe não são escalados para um arrumadinho que resulte em uns trocados? Quem sabe não são chamados numa dessas reformas, que sempre acontecem, e descolam um cargo legal, com bom salário e, sobretudo, prestigio nas rodas, nem tem altas, mas rodas sociais.

Teve protesto. Mangação em programa de TV, depoimentos via imprensa, Reprimenda de dirigente sabujo, ingerências, jornalista escalado para desancar o ousado.

E o que fez demais esse homem simples?
- Disse que é candidato a prefeito de sua cidade, a capital da Paraíba.
A elite, então, surtou.
- Prefeito?
-Jamais!

Foi a resposta para Toinho do Sopão, deputado estadual mais votado do estado, com seus 57 mil votos, sem dinheiro, sem esquemas, sem padrinhos políticos.

Ele serve para deputado, para integrar bancada, para votar nos projetos e interesses do governo. Na eleição todo mundo queria tirar retrato com ele. Mas, para ser candidato a prefeito, nem vem.

E veio até o prefeito para dizer que ele tinha de ter programa, empatia popular.
- Como assim? E Toinho não tem não?
Ah! Tem sim e tem até independência. Afinal, não é funcionário de nenhum coletivo.

Na sequencia falou o vice-governador, que não se sabe se é PSDB ou PSD. Não é do partido de Toinho, mas, dizem, é o dono da legenda no Estado. Deu pito em Toinho e em quem defende a candidatura deste.

Vieram também alguns coleguinhas e interpretaram como bem quiseram quando Toinho disse que podia ser melhor que Lula. Aí deu a gota. A turma não perdoou. Melhor que Lula, isso não. Pois, acho que pode sim. Vejamos:

Toinho veio das camadas populares. Tem pouco estudo. Defende o povo humilde. Parece com Lula, pois não?

E como pode ser melhor?
Não pode permitir mensalão em seu governo e alegar que não sabia;
Não deve lotear o governo, sem observar critérios técnicos que resultou em situações como a que se vê hoje no Ministério dos Transportes;

Não pode escalar uma turma que desmoralizou instituições como os Correios;
Não pode arranjar negócios para o filho ficar milionário da noite para o dia;
Não pode distribuir passaporte diplomático para toda a família e tentar manter mesmo após o término de seu mandato;

Não pode usar as instituições públicas contra os adversários;
Não pode atentar contra os adversários usando dossiês fajutos;
Não pode se juntar com o que há de pior na política brasileira apenas para garantir o poder;

Não pode ter um Zé que ainda hoje opera no submundo de um projeto que é para 50 anos;
Não pode ter em sua vota Valdomiros, Zés, Delúbios, Silvinhos, Marcos Valérios etc
Não pode usar companheiros para transportar dólares em cuecas;
Não pode acreditar que, pelo poder, tudo pode.

E quanto a ser melhor que o governador, isso é moleza. Duvido que Toinho derrube fiteiro, bata em professor, contrate ONG suspeita que copia nome de entidade séria para enganar a todos nos serviços de saúde. Duvido que aniquile com agente de saúde. Demita por questões políticas e, em seguida, contrate os seus; tire de policiais direitos adquiridos. Atente contra a tradição democrática da defensoria pública etc etc.

Observando esses e outros critérios éticos, creio que Toinho do Sopão, e qualquer outro cidadão, pode sim ser candidato. E a escolha deve ser feita pelo povo, que, certamente, sabe o que é melhor para a sua cidade, o seu estado e o seu país.

O preconceito grita, mas de música a prefeito, o povo tem o direito de decidir. E, cá entre nós, é bom demais vê essa elite besta, que pensa ser sofisticada, tendo de engolir uma candidatura popular fora do seu controle.

Quero ouvir Toinho, falando bem ou mal. Dizendo o que eu gosto ou o que detesto. A partir daí, que se estabeleça o debate, como deve ser, para que o povo, e apenas ele, possa escolher.

Nenhum comentário:

Postar um comentário